sábado, 7 de novembro de 2009

De Lisboa a Daytona Beach

O primeiro dia de viagem para os EUA é sempre um longo dia de aeroportos, checks de segurança, voos de ligação e muitas horas de voo. Desta vez o destino final da viagem é o estado da Florida, o estado conhecido como o "Sunshine State" devido ao clima ameno presente durante a maioria dos dias do ano.

Partida no voo TP103 com destino a Newark (KEWR) a bordo do novíssimo Airbus A330-202 CS-TON em operação na TAP desde 2008. Viagem tranquila até Newark e espera prolongada pelo voo de ligação num A320 da Jetblue. O destino, a cidade Orlando (KMCO) no coração da Florida.

Sistema de entretenimento do A330


Em Newark a aguardar o voo para Orlando da Jetblue


A320 da Jetblue com TV em directo


O aeroporto de Orlando deve o seu código ICAO ao facto de estar localizado no local da antiga base aérea de McCoy Air Force Base. Esta base foi encerrada na década de setenta, dedicando em exclusivo este aeroporto ao tráfego civil. No terminal principal o átrio do hotel Hyatt integrado na aerogare é bastante impressionante. É possível adquirir logo no aeroporto bilhetes para os vários parques temáticos da região de Orlando.

Atrio do terminal do aeroporto de Orlando - Hotel Hyatt


Mas a viagem que começou várias horas antes em Lisboa ainda tinha uma leg final. A ligação entre Orlando International e Daytona Beach International seria feita de avião ligeiro! Tirando partido do sites liveatc.net e flightaware.com aguardamos no terminal à escuta das frequências de aproximação e torre de KMCO. Passados alguns minutos, vozes familiares na frequência anunciaram a chegada da nossa boleia. A bordo de um C182 e um C172 em poucos minutos foram vectorizados para seguir um B757 e um B737 na aproximação ao aeroporto de Orlando.

Screenshot do site FlightAware.com com os detalhes de uma das aeronaves em direcção a KMCO


Detalhes da segunda aeronave


Alguns minutos após a aterragem das aeronaves, fomos transportados do terminal principal para as instalações do FBO (Fixed Based Operator), neste caso com o serviço prestado pela Signature. A diferença para o que estamos habituados na aviação ligeira em Portugal é abismal. O serviço 5 estrelas a preços que o comum dos mortais pode pagar num aeroporto internacional dos mais movimentados dos EUA, impressiona qualquer piloto nacional habituado a não ter quaisquer serviços ou a pagar mais de 100 EUR num aeroporto internacional.

Embarque nocturno a bordo dos dois Cessna 182 Skylane e Cessna 172 Skyhawk e partida após a inspecção às aeronaves em direcção ao destino final: Daytona Beach.

Na placa do aeroporto de Orlando - C182 Skylane em primeiro plano e C172 Skyhawk ao fundo

Start-up complete, ready to taxi


Cockpit do Cessna 172 Skyhawk


VFR nocturno!


Rota KMCO-KDAB, 45 nm


Após alguns touch & go, aterragem final nesta cidade da costa leste da Florida, famosa pelas corridas no circuito de Daytona Beach Speedway, numa viagem de mais de 17 horas desde Lisboa ao aeroporto de Daytona Beach International (KDAB).

Nos próximos dias planeamos conhecer parte deste estado norte-americano quer por estrada, quer claro está, a voar!

Stay tunned :)

.

2 comentários:

Exposto disse...

Puxa, que inveja, é o único comentário que me ocorre
Divirtam-se

NunoWorld disse...
Este comentário foi removido pelo autor.