quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Florida de avião

Ao quinto dia de viagem e após conhecer vários locais da Florida chegou a altura de voar novamente. Finalmente os aviões saíram da manutenção e apesar de a meteorologia não estar perfeita (alguma chuva durante a manhã), não podíamos deixar de ir experimentar os C172SP à nossa disposição.

METAR de Daytona

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Partimos em direcção ao aeroporto de Daytona Beach e após a ligação de carro eléctrico (carrinho de golf) estávamos na placa de GA a inspeccionar e a reabastecer os dois Cessna 172. Ambos os C172 eram bastante recentes e como é habitual nos EUA, todo o equipamento funciona na perfeição. Para além dos 2 rádios muito úteis para voar em grupo, estes C172SP estão equipados com GPS com moving map e autopilot.

Pelo caminho em direcção ao aeroporto a equipa acordou rumar a Oeste em direcção à região de Tampa. A primeira paragem seria no aeroporto de Ocala (ICAO: KOCF) para o almoço.

Apesar de ser um aeroporto regional e não servido por nenhum voo regular, este aeroporto tem uma média de 205 movimentos por dia entre aeronaves ligeiras e jactos privados. Esta infra-estrutura aeroportuária dispõe de duas pistas 18/36 e 8/26.


Cessna 172 Skyhawk SP na placa de Ocala



Torre de Ocala - KOCF



Placa de Ocala


Após um almoço entre amigos, com uma ementa tipicamente americana tempo para esticar as pernas e explorar o terminal deste aeroporto. A nível de curiosidade descobrimos que por aqui também existem muitos adeptos da simulação aérea e que tal como acontece em Lisboa com os jantares do Portugal VACC, também os simmers desta zona se juntam mensalmente no aeroporto de Ocala.

Restaurante do aeroporto


Clube de simulação aérea de Ocala


Sem mais demoras regressámos aos nossos dois C172 e rumámos a Oeste em direcção à região de Tampa. Em rota a meteorologia foi-se agravando e ao descer para iniciar a aproximação, as condições não eram as melhores, o que levou com que as duas tripulações após contacto em 123.45 a divergir para o interior evitando o nevoeiro da costa Oeste.

O destino escolhido foi o aeródromo de Wauchula (ICAO: KCHN) para realizar uma série de touch and go e reabastecer as aeronaves.

Melhor escritório do mundo


Painel do C172, a subir para 6500'


Em rota para o Wauchula Municipal Airport - KCHN


Overcast


Após uma longa série de touch and go para todos os gostos, paragem para abastecimento das aeronaves. Um detalhe interessante, que para quem voa em Portugal não é habitual é o facto de nos EUA os postos de reabastecimento de Avgas funcionarem em modo self-service 24H por dia. Assim e em qualquer altura é possível aterrar e utilizando um cartão bancário abastecer as aeronaves. Muito útil especialmente para voos nocturnos, já que normalmente não se encontra ninguém nos aeroportos secundários.

Após o reabastecimento regresso tranquilo a Daytona Beach para uma aterragem nocturna.

Em rota de regresso a Daytona


O saldo do dia foi francamente positivo, cheio de experiências novas a reforçar aquilo que já sabíamos - a aviação ligeira nos EUA está num patamar muito elevado.

A contabilidade em termos de logbook:

11NOV KDAB-KOCF-KCHN-KDAB 05:00 285 nm 14 aterragens


Rota realizada

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