segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rumo a Miami com paragem na NASA

Um dos objectivos desta viagem era também conhecer Miami e claro está o Kennedy Space Center, centro onde a NASA tem as suas operações.

Partida de Daytona Beach


O primeiro passo era alugar um carro e fazê-lo em grande estilo, afinal de contas estamos nos EUA. A escolha recaiu sobre um clássico: O Ford Mustang!

A primeira paragem era mais do que obrigatória – levar o Mustang a passear pelas areias da praia de Daytona. Este é um dos poucos locais do mundo em que não é necessário um 4x4 para conduzir pela orla marítima. Devido às características da areia (muito fina, tipo farinha) o piso fica muito compacto, proporcionando momentos únicos de diversão com qualquer tipo de carro. Esta antiga tradição deu origem à forte ligação de Daytona às corridas automóveis, sendo que esta cidade é a sede do NASCAR. Na Daytona International Speedway realizam-se diversas provas de velocidade. Para conduzir pela praia basta utilizar um dos muitos acessos existentes e pagar 5 USD. Existem algumas regras básicas a cumprir, como o limite de velocidade de 10 mph e os cuidados com a vida selvagem, nomeadamente com as tartarugas marinhas que utilizam estas praias para depositar os seus ovos. Uma experiência única recomendável a todos os visitantes.


Mustang nas areias de Daytona Beach


É possível percorrer toda a extensão da praia de Daytona


O clássico Ford Mustang


Limite de velocidade na praia, 10 mph


Após esta passagem pela mítica praia de Daytona, rumo a sul pelas excelentes estradas da Florida em direcção ao cabo Canaveral. Neste famoso cabo está localizado o Kennedy Space Center, quartel-general da NASA e de onde são lançadas as missões espaciais norte-americanas. O centro de visitantes permite tomar contacto com este mundo fantástico das descobertas espaciais.

Entrada do Kennedy Space Center


Entrada do centro de visitantes


O imponente Vehicle Assembly Building (VAB) é o quarto maior edifício do mundo em volume e o maior edifício do mundo de um só piso (160 metros). Uma enorme bandeira dos EUA está pintada na fachada deste edifício, sendo que cada estrela tem mais de 1,80 m e uma dimensão global de 63x33 m. Foi colocada no VAB em 1976 para a comemoração dos 200 anos da independência dos Estados Unidos.


VAB


Construído originalmente para o programa Apollo de forma a preparar o gigante Saturno V, é actualmente utilizado para preparar as missões do Space Shuttle. Quando toda a preparação está concluída e o Space Shuttle está acoplado aos solid rocket bosters e ao tanque externo de combustível, todo o conjunto é transportado em cima do Crawler-Transporter para o complexo de lançamento 39. A porta do VAB que é igualmente uma das maiores do mundo (139 m) demora 45 minutos a abrir na totalidade de modo a permitir a saída do Crawler do edifício.

Crawler-Transporter


O percurso entre o VAB e a plataforma 39 (que tem dois Pads de lançamento Pad A e Pad B) tem a distância total de 5,6 km. Este percurso é feito com a carga máxima a 1 mph, o que transforma este caminho numa viagem de cerca de 5 horas, feito claro está com todo o cuidado. O Crawler é um dos maiores veículos motorizados do mundo, pesando 2400 toneladas com dimensões de 40x35 metros. Motorizado com 2 motores diesel de 2750 CV cada um, este gigante possui um tanque com 19000 litros e um consumo de 350 litros por Km.

Crawler-Transporter e o VAB ao fundo


Todo isto pode ser observado bem de perto durante a visita, que tem um dos pontos altos na observação à distância das plataformas de lançamento. Desta vez o interesse dos visitantes era enorme, já que estávamos a menos de uma semana do lançamento da missão STS-129, uma das últimas do Space Shuttle. Esta missão tem como destino a Estação Espacial Internacional e estava agendada para dia 16/Novembro/2009. Apesar de não se ver o Space Shuttle do ponto de observação é marcante observar bem de perto toda a estrutura de apoio e de propulsão do vaivém norte-americano.

Pad 39-A

Space Shuttle no PAd 39-A preparado para o lançamento para a missão STS-129


A visita inclui igualmente uma viagem ao mundo histórico das missões Apollo, onde podemos assistir a uma simulação bem conseguida do lançamento tal e qual ocorria na época inicial da corrida espacial.


Sala de controlo da época das missões Apollo


Simulação do lançamento de uma missão Apollo


O imponente Saturn V


Stage 1 do Saturn V


Veiculo lunar


O gigante Saturn V


Cápsula de uma das missões Apollo


Fato espacial


Simulação de uma alunagem


Podemos também visitar o local de montagem final dos módulos da Estação Espacial Internacional. Aqui são preparadas as experiências e novos componentes que são depois lançados do cabo Caneveral numa das missões da NASA.


Local de montagem dos módulos da estação espacial


Configuração actual e futura da ISS


Por último, a recém criada atracção do Kennedy Space Center – um simulador de lançamento a bordo do Space Shuttle, em que os pontos minutos desde a contagem decrescente à entrada em órbita são sentidos no nosso corpo.

Para terminar o dia, rumámos a sul até à cidade de Miami, principal cidade do estado da Florida e famosa pelos seus luxos e por se tratar do ponto de partida de muitos dos cruzeiros com destino às Caraíbas.

.

1 comentário:

Sara disse...

Como é belo tudo isso deve ser uma viagem espetacular, eu acho que é uma grande oportunidade que eu acho que da próxima vez alugue carro para mi viagem a Miami