quarta-feira, 21 de maio de 2008

Apresentação do novo Boeing 777 Freighter

Para o nosso terceiro dia aqui em Seattle estava agendada a apresentação do novo B777F, a versão de carga da família Triple Seven. Mais uma partida madrugadora desta vez para norte de Seattle, mais concretamente para Everett, onde a Boeing tem o maior edifício do mundo em área. Juntamente com outros elementos da imprensa passámos a manhã a assistir a briefings para a os órgãos de comunicação social. Todo o projecto foi apresentado, bem como uma visão sobre passado e o futuro do segmento menos sexy da aviação, mas que não certamente menos lucrativo.
A recepção aos jornalistas realizou-se num museu bastante interessante o Future of Flight, onde a Boeing tem em exposição diversos objectos aeronáuticos contemporâneos e algumas inovações para o futuro. O almoço comemorativo do lançamento do novo B777F oferecido aos convidados teve lugar num dos halls do museu debaixo de alguns aviões e perto de diversos objectos aeronáuticos, que deram uma envolvência excelente ao almoço.
Para a sobremesa o melhor do dia – assistir à apresentação de um novo avião é um acontecimento memorável para qualquer um. Entrando no recinto da fábrica de Everett, onde a segurança é bastante apertada, avistámos o magnífico B777F envergando as cores da Boeing, atrás portas fechadas do imenso hangar. Para quem teve a oportunidade de assistir ao recente lançamento do novo B787 Dreamliner, esta apresentação ocorreu aproximadamente no mesmo local.

No interior do hangar uma plateia de mais de 4000 pessoas entre trabalhadores e diversos convidados assistiram a vários discursos de ocasião, mas ao melhor estilo americano. Um autêntico espectáculo de luz, cor e som com projecção de vídeos que culminaram com a tradicional abertura de portas do hangar que permitem à plateia o primeiro vislumbrar da nova aeronave. Após este momento alto todos os presentes são convidados a ir para debaixo do avião para verem de perto o novo membro da família 777.

Instalações da Boeing em Everett, o maior edificio do mundo


Discursos de circunstância por parte de responsáveis da Boeing



Responsável da Air France - o cliente de lançamento do 777F

A abertura das portas marca a apresentação oficial, com 4000 pessoas na plateia a assistir

A nova máquina - B777F



Um carro oferecido pela Mitsubitshi colocado ao lado do avião para demostrar a capacidade de carga

Trem de aterragem principal


O motor GE



Video da abertura dos portões do hangar

Após a cerimónia rumámos ao Boeing Field em Seattle, para tentar entrar no excelente museu que ali está instalado. Mas devido ao trânsito não foi possível chegar a tempo. No entanto, ficou agendado para o próximo sábado uma nova tentativa de visitar este museu onde entre outros se pode visitar um Concorde da BA e o antigo Air Force One, na sua versão B707.

Boeing 737 utilizado pela NASA


Concorde da British Airways


Boeing 707, Air Force One

Uma autêntica surpresa desta passagem pelo Boeing Field foi a presença de um dos B777 da TAAG, a companhia aérea nacional de Angola.

777 da TAAG no Boeing Field em Seattle

Para a noite estava ainda marcado um jantar com toda a imprensa e os responsáveis de comunicação da Boeing que decorreu num excelente restaurante com vista para o Puget Sound, que fechou com chave de ouro estes dois dias passados a conhecer em detalhe algumas das instalações da construtora norte-americana.

Para amanhã está programa a viagem até ao Canadá, com destino à cidade de Vancouver, não sem antes tentarmos surpreender os entusiastas da simulação aérea com uma reportagem bastante interessante sobre um tema de relevo para o Flight Siimulator.

Até amanhã!

.

Sem comentários: