terça-feira, 20 de maio de 2008

Visita à fábrica da Boeing em Renton

A alvorada às 6h00 para quem ainda está a sofrer os efeitos do jetlag, apenas encontrou algum animo dado que o objectivo era ir ver aviões!

Encontrámos os restantes elementos da imprensa num dos mais antigos hotéis de Seattle, o Mayflower Hotel. De lá seguimos para a fábrica de Renton nos arredores de Seattle onde desde 1940 forma produzidos diversos aviões da produtora norte-americana. Desta fábrica saíram, por exemplo, mais de 1000 unidades do Boeing 757 até este modelo ter sido descontinuado em 2004. Actualmente, esta fábrica é responsável pelo programa B737NG onde fomos recebidos pelo Director de Comunicação para os programas 737, 747, 767, 777 e 787. Durante cerca de 2h de briefings para a imprensa vários responsáveis da Boeing apresentaram a estratégia de médio e longo prazo da empresa.


Apresentação do Marketing Director da Boeing

Mas o ponto alto da visita estava reservado para a apresentação a cargo da vice-presidente responsável pelo programa Boeing 737. Desde o final da década de 90 foram introduzidas alterações profundas nos processos de produção que culminaram com uma melhoria de 12 dias no tempo de montagem de um novo B737. Tivemos a oportunidade de visitar a totalidade da linha de montagem com explicações detalhadas de cada fase do processo, num gigantesco hangar onde entram as fuselagens vindas do Texas e de onde 10 dias depois saem totalmente montado um novo Boeing 737! Nos dois hangares paralelos cabem em simultâneo 16 unidades numa linha que vai avançando cerca de 6% por dia. Uma última posição é destinada às visitas dos clientes compradores, como podemos verificar com um novíssimo B737-800 destinado a ser entregue em breve à Ryanair.


Vista panorâmica da linha de montagem da família 737

Aproximadamente, cinco dias após a saída da linha de montagem, os novos B737 voam para o Boeing Field em Seattle, a cerca de 9 nm, para a preparação final que inclui a pintura da fuselagem. Um detalhe interessante que nos foi referido pela nossa anfitriã foi o facto de apenas as superfícies de controle serem pintadas com as cores do cliente na fábrica de Renton, já que a ausência do peso da tinta iria alterar as características aerodinâmicas da aeronave. Este facto pode ser observado nas fotos, pelo rudder pintado em todos os aviões na linha de montagem. É de facto impressionante constatar que actualmente um B373NG é produzido e está pronto para o primeiro voo em apenas 15 dias!

Detalhe do nariz de um B737

Avião já na fase final da linha de montagem


Um B737 a ser entregue à Southwest


Vista da fábrica


Detalhe da cauda


Mecânicos a trabalhar na asa


Boeing 737-800 já finalizado e pronto para seguir para o Boeing Field para a preparação final

As instalações estão pensadas para o conforto dos funcionários que trabalham 24/24 nestas instalações, com muita luz natural e uma magnifica vista para o enorme lago Washington.

Durante a tarde o programa incluía tempo livre que aproveitámos para conhecer a região de Seattle. As primeiras impressões são muito boas. Começamos a perceber a razão pelo qual o estado de Washington é conhecido como o “Evergreen State”. Um dos pontos de passagem obrigatória é sem dúvida a Space Needle, uma torre de 184 m de altura que oferece aos visitantes uma extraordinária vista de 360º sobre a cidade e arredores, com montanhas cobertas de neve em fundo.

Space Needle e o mono-rail construídos para a exposição mundial de 1962

No meio da cidade o pequeno lago Union tem uma base de hidroaviões de onde opera a maior companhia regular do mundo a operar este tipo de aeronaves, a Kenmore Air. De Seattle existem voos de hidroavião para pequenas cidades da região, incluindo para voos para o Canadá.

Kenmore Air

Seguimos para o centro, para a zona do porto onde o pitoresco “Public Market Center” atrai muitos turistas, para ver enormes peixes serem arremessados entre vendedores o que oferece um espectáculo invulgar.

Public Market, Seattle

O resto da tarde foi passado a bordo do Toyota RAV4 que alugámos para esta semana, a explorar a região. Passámos por Redmond onde a Microsoft tem uma imensa cidade, constituída por diversos edifícios no meio de uma agradável floresta. Um sítio certamente agradável para trabalhar.

Arredores de Seattle

Um dos muitos lagos da região

Panorâmica da cidade com o Puget Sound à direita

Para o serão estava programada uma festa oferecida pela Boeing, para a imprensa que amanhã irá assistir ao lançamento do novo B777F, a versão carga deste bem sucedido modelo da Boeing. Um serão agradável passado com repórteres das principais publicações mundiais ligadas à aviação: Flight International, Aviation Week e a Avion Revue. Igualmente várias publicações financeiras irão estar connosco amanhã no lançamento do novo cargueiro, como é o caso da Blommberg, Financial Times e o Wall Street Journal.

Amanhã teremos mais histórias para contar em directo daqui de Seattle. Até lá!

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