segunda-feira, 19 de maio de 2008

De Lisboa a Seattle

Um dia inteiro em viagem para chegar a Seattle. Tudo correu conforme planeado e do serviço da Continental nada a apontar - em poucas palavras, qualidade. Mas antes de relatar as primeiras impressões acerca do nosso destino, vamos resumir o longo dia de viagem, isto por que de onde escrevemos estas linhas o calendário ainda diz que estamos na mesma Segunda-Feira em que deixámos Lisboa. É de facto uma sensação nova, atravessar o Atlântico e a vastidão dos EUA sempre com a presença de luz do dia, dado que chegámos a Seattle praticamente 24h depois de acordar em Lisboa.

Mas vamos ao resumo do dia ...

Embarcámos no voo CO65 dentro do horário a bordo do Boeing 757-200 da Continental com destino a Newark. Na primeira fila o espaço para as pernas é abundante e a tripulação simpática em que alguns elementos falavam Português do Brasil, tornaram o voo bastante agradável. O serviço de bordo é composto por duas refeições, um almoço quente e snack intercalados com bebidas e "cacauetes". À chegada a Newark o forte vento com rajadas que se fazia sentir "animaram" a aproximação e a aterragem.


Wing View B757-200



Revista de bordo da Continental

Após o rápido desembarque, a fila da imigração e a alfandega, encontrámos um representante da Continental para um dos pontos altos do dia - uma visita personalizada ao Aeroporto de Newark. Ao contrário do que pensávamos, o aeroporto de Newark foi o primeiro da região de Nova Iorque.

A história deste aeroporto leva-nos ao longínquo ano de 1923 sendo mesmo a primeira infra-estrutura do género vocacionada inicialmente para o correio aéreo. Após a 2ª Grande Guerra a expansão faseada do aeroporto de Newark até aos actuais 3 terminais, sendo que o terminal C onde efectuámos a maior parte da nossa visita foi apenas inaugurado em 1988.
Mas a cereja no topo do bolo foi mesmo a visita ao Control Center da Continental Airlines. No topo do terminal uma torre semelhante às grandes torres de controlo com todos os aspectos da operação companhia representados desde a coordenação de ligações, manutenção, serviço ao cliente, entre outros num imenso frenesim. Para além de toda esta envolvência aeronáutica o centro de controle oferece uma magnifica vista sobre o complexo do aeroporto de onde se podem ver as diversas placas e pistas de Newark. Um excelente sítio para passar umas horas para os amantes da Aviação.


Entrada do Terminal C para os passageiros com Elite Access


Mono-rail que liga os Terminais


Sala de Controlo do Centro de Operações da Continental


Um dos muitos ecrãs com informação diversa


Vista sobre a placa e pistas paralelas com Manhatan ao fundo


Nova torre de controle a segunda mais alta do país - a mais alta está localizada em Orlando

O dia de viagem ainda estava a meio e a ligação de quase 6h com destino a Seattle, a bordo de um Boeing 737-800 da Continental, levou-nos numa rota que percorreu todo o norte dos EUA, bem junto à fronteira com o Canadá. A aproximação a Seattle ainda com uma luz de fim de dia, por volta das 21h locais permitiu avistar os picos cobertos de neve nos arredores de Seattle com o famoso monte Rainier no horizonte. Deixamos um vídeo da aproximação para ilustrar a chegada ao nosso destino final.



Bem perto do hotel temos a famosa torre que é certamente um dos símbolos mais conhecidos de Seattle – a Space Needle!


Space Needle, Seattle - vista do quarto do hotel

Agora é mesmo dormir um pouco que a alvorada é bem cedo, para nos juntarmos aos restantes repórters para o primeiro dia de vista às instalações da Boeing aqui bem perto em Everet.

Amanhã teremos mais novidades para relatar. Até breve :)

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