sábado, 24 de maio de 2008

De regresso aos EUA

Deixámos Vancouver para trás num dia de primavera perfeito. Finalmente estamos a ver Sol digno desse nome. Desta vez, para passar a fronteira já demorámos bastante mais tempo, provavelmente porque os serviços de fronteira dos EUA fazem mais perguntas (do que os Canadianos) para quem tenta entrar no pais.

Zona de fronteira entre o Canadá e os EUA

Marco que assinala a fronteira

De volta aos EUA

Rumámos a sul, atravessando florestas com diversos picos montanhosos cobertos de neve no horizonte. O destino já predefinido era o Boeing Field em Seattle, para visitar o “Museum of Flight” sobre o qual já colocámos anteriormente aqui algumas fotografias do exterior.

Pode parecer à primeira vista um DC-3 mas é de facto um DC-2 nas cores da TWA

Como já calculávamos o museu é magnífico. Começamos a visita pelo Concorde doado pela British Airways a este museu após estes aviões deixarem de cruzar os céus. Para quem nunca tinha entrado num Concorde, mas como nós sempre sonhou entrar neste extraordinário jacto supersónico, a oportunidade foi inesquecível. Ao contrário da maioria dos museus aeronáuticos, neste museu é possível visitar o interior de alguns aviões históricos. No interior bastante bem conservado deste Concorde que deixou de voar há apenas 5 anos, nota-se a qualidade que era oferecida aos passageiros – bancos em pele cuidadosamente conservados, um excelente pitch (espaço entre cadeiras) e espaçosos WCs (tendo em conta que estamos num avião). Igualmente por de trás uma barreira, o cockpit é o local de todas as fotos. Ali tentamos imaginar qual seria a sensação de voar ao dobro da velocidade do som. Apesar de tudo estar protegido por barreiras de acrílico, ficámos com uma ideia do interior deste mítico avião que muitas saudades deixou aos amantes da aviação.

O mítico Concorde

G-BOAG descansa no Museum of Flight em Seattle

Detalhe do nariz do Concorde

Cabine do Concorde

O record de velocidade ainda detido pelo Concorde

WC do Concorde

Cockpit

Em seguida visitámos outro ícone da aviação – o Air Force One na sua versão Boeing 707. Este avião que serviu presidentes como Kennedy, Eisenhower ou Nixon descansa agora neste museu. Subimos a bordo e recuámos no tempo. Esta aeronave que no seu tempo deveria ser recheada de tecnologia topo de gama, principalmente ao nível de comunicações ar-terra, tinha vários ambientes, desde cozinha (literalmente cozinha, com fogão e tudo), escritório e sala de conferências - um autêntico hotel nos céus.

Parte traseira da cabine do Air Force One

O detalhe de uma fotocopiadora a bordo

Um dos telefones a bordo

Fotografia do presidente Kennedy a desembarcar deste Air Force One

WC do presidente :)

Cockpit do B707 - Air Force One

Posto do Flight Engineer

Jump Seat

Posto do Navegador

Exterior do cockpit

Continuámos a visita passando por dois importantes protótipos da história da aviação – o protótipo do Boeing 737 que realizou o seu primeiro voo no longínquo ano de 1967 e o protótipo do Boeing 747(-100) que realizou o seu primeiro voo dois anos mais tarde, em Fevereiro de 1969.

Protótipo do Boeing 737

Alguns factos interessantes sobre este B737

O primeiro B737 esteve igualmente ao serviço da NASA

Cauda do N515NA

O primeiro Boeing 747 a ser construído

Detalhe de um dos 4 Pratt & Whitney JT9D que equipam este B747

Ainda hoje este é um dos gigantes dos céus

Alguns factos interessantes sobre este protótipo

Neste parque está ainda um Boeing 727 ex-American Airlines, aeronave que até ser destronada pelo B737 foi a recordista de vendas da Boeing, tendo vendido mais de 1800 unidades.

Alguns dados sobre o Boeing 727

Boeing 727 ex-American Airlines

Depois do exterior, onde ainda passámos pelo restaurado edifício dos primórdios da Boeing, seguimos para o interior onde estão várias lendas da aviação e do espaço. É possível admirar vários aviões desde a réplica do Flyer dos irmãos Wright, passando pelo DC3, Stearman e o militar SR-71 entre muitos outros.

O primeiro edificio da Boeing, recentemente restaurado

Experimentámos igualmente um emocionante simulador de voo de um caça de combate com full motion em que todos os eixos da cabine são móveis. O resultado é excelente, já que os toneauxs e os loops se tornam muito mais realistas e voar invertido é mesmo real, já que ficamos suspensos de cabeça para baixo no interior da cabine.

Panorâmica do interior do Museum of Flight em Seattle

Excelente simulador com full motion!

Um museu que recomendamos a todos os amantes da aviação e que se junta aos vários que já visitámos fora de Portugal e que nos fazem ver que noutros países a causa da Aviação é verdadeiramente acarinhada.

Estamos agora no aeroporto de Seattle-Tacoma, de onde escrevemos estas linhas e de onde partiremos rumo ao aeroporto de JFK, em Nova Iorque para a fase final da nossa viagem.

A Frontier e as suas excelentes pinturas

Airbus A320 da JetBlue que nos levará de volta a JFK

Interior do A320 da JetBlue, com TV em directo para todos os passageiros


Em breve mais um relato dos restantes dias desta viagem.

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