quinta-feira, 22 de maio de 2008

A caminho do Canadá

Depois de terminarmos a nossa missão principal que consistia em visitar a Boeing em Seattle, em artigo que publicaremos na edição de Junho do jornal TakeOff, é altura de aproveitar para fazer algum turismo por estas bandas.

Decidimos rumar até ao Canadá, mais concretamente até à cidade de Vancouver a cerca de 230 km a norte de Seattle.

O nosso Toyota RAV4

Clique aqui para visualizar o mapa

Mas rapidamente, ao olhar para o mapa do itinerário surgiu a ideia de visitar as San Juan Islands, no caminho para norte.

Ver mapa

As Sun Juan Islands fazem parte do arquipélago de San Juan, no noroeste do EUA. O arquipélago está dividido em dois grupos de ilhas baseados na soberania nacional que remonta ao século XIX. As ilhas de San Juan são parte do estado norte-americano de Washington, enquanto que as Gulf Islands são parte integrante do estado Canadiano de British Columbia. Existem mais de 450 ilhas, mas apenas 1/6 são habitadas.

Ao preparar esta parte da viagem percebemos que o novo aeroporto default do Flight Simulator X (para quem conhece estas coisas dos simuladores) é o aeroporto de Friday Harbor - ICAO: KFHR.

Chegámos à cidade de Anacortes de onde partem os ferries para as ilhas e de facto ainda vimos o ferry partir que perdemos por 5 minutos. Próximo ferry só dali a 5h …

Mas acabou por não ser mau de todo, já que a curiosidade aeronáutica sempre presente levou-nos ao aeroporto de Anacortes onde ficámos a conhecer a San Juan Airlines.

Aeroporto de Anacortes

San Juan Airliners

Esta pequena companhia realiza voos regulares e charters para as ilhas. Partimos a bordo do Cessna 207, um avião de 6 lugares e alguma capacidade de carga, ideal para estes pequenos percursos.

Cessna 207 da San Juan Airlines

Painel do Cessna 207

GPS - é possível ver as diversas ilhas

Cada pequena ilha tem a sua pista e a paisagem é deslumbrante. A chegar a Friday Harbor constatámos que a pista e a zona envolvente estão bem representadas no FSX.

Após a descolagem de Anacortes

O jovem piloto da San Juan Airlines

As diversas ilhas do arquipélago

Friday Harbor

Aeroporto de Friday Harbor

À vertical da pista de Friday Harbor

A voltar para a final da pista 16 de Friday Harbor



Video da aterragem em Friday Harbor!


Pista de Friday Harbor no GPS

Visitámos a zona de Friday Harbor e descobrimos que do outro lado da ilha é possível ver baleias, mais propriamente orcas que habitualmente andam nesta região alimentando-se do abundante salmão destas águas. Do outro lado do estreito temos a enorme ilha de Vancouver onde está a capital do estado da British Columbia, Victoria.

No centro de Friday Harbor

Friday Harbor

Três orcas

Kayak

Regressámos a Anacortes noutro voo da San Juan Airlines e rumámos a norte em direcção à fronteira com o Canadá. As formalidades são bem simples do que para entrar nos EUA em apenas 1-2 minutos estávamos no Canadá!

Embarque :)

Voo de regresso noutro Cessna 207 da San Juan

Mais algumas ilhas do Arquipélago de San Juan

Fronteira EUA/Canadá

O percurso até Vancouver é curto e chegámos a esta principal cidade da British Columbia ainda a tempo de fazer um primeiro reconhecimento da cidade. Mas esse relato fica para amanhã …

Até breve!

.

Sem comentários: